Jogo de Buraco, Grátis na Internet


O Buraco é um jogo de baralho para quatro pessoas, em equipes de dois. Usa-se um baralho completo (52 cartas) e opcionalmente os curingas Jokers A carta numero 2 tambem é considerada um curinga.

Objetivo

O objetivo do jogo é fazer o máximo de pontos, até atingir um numero combinado entre os parceiros, que geralmente situa-se em tres a cinco mil pontos. Os pontos são os valores somados das cartas “baixadas” por cada dupla, e das “Canastras” (Sequencia de 7 ou mais cartas de mesma naipe), sendo que a “Canastra Limpa” (sem curingas) vale 200 pontos, a “suja” vale 100 pontos e os jogos que não chegaram a formar canastra valem apenas a soma dos pontos de suas cartas. Existem variantes em que se permite as canastras de 500 pontos (de Az a Rei) e de mil pontos (de Az a Az). Ao contar os pontos das cartas, contam-se 5 pontos as cartas de 3 ao 9, 10 pontos as cartas de 10 ao Rei, 15 pontos ao Az e vinte pontos aos curingas (carta 2 e Jokers).

Canastra Suja e Limpa

Considera-se “Canastra limpa” um conjunto de sete cartas da mesma naipe, em sequencia contínua, sem uso de curinga. Pode ter a carta 2 se esta estiver no seu lugar de costume (entre o Az e o 3) “Canastra suja” é aquela que utiliza curingas, mesmo se contiver mais de 7 cartas em sequencia, pois as cartas uma vez colocadas (baixadas) não podem mais ser retiradas. O Curinga, entretanto, pode ser movido à vontade, para substituir as cartas faltantes. Se nenhuma carta mais faltar o curinga pode ser colocado em seu próprio lugar, desta forma a canastra é limpada.

Canastra Lavadeira

Alguns jogos admitem a canastra chamada “lavadeira”, onde usam-se cartas iguais, de naipes variados. Por exemplo, lavadeira de Az, usa-se 7 ases de naipes variadas. Entretanto, a maioria dos jogadores de canastra não gosta de jogar com lavadeiras. De qualquer forma é algo a se combinar antes de começar a jogar.Assim como as canastras sequenciais, as “lavadeiras” tambem podem ser “sujas” ou “limpas”.

Como jogar

O jogo começa com a distribuição de 11 cartas para cada jogador, sendo separados tambem dois conjuntos de 11 cartas, chamados “morto”. Toda esta distribuição deve ser feita com as faces das cartas para baixo, para que ninguem veja quais cartas estão sendo distribuidas. A sobra é colocada no centro da mesa, empilhada, com a face para baixo. O jogador que primeiro recebeu as cartas, chamado de “mão”, compra (puxa uma carta), do monte no centro da mesa. Examina, se servir fica com ela, e é obrigado a descartar outra carta. O próximo jogador pode comprar a carta descartada ou comprar do centro. Se houver varias cartas no descarte, o comprador é obrigado a pegar todas, deixando uma na mesa.

Bater

Chama-se bater quando o jogador baixa todas as suas cartas, não ficando com nenhuma na mão. Neste processo ele pode descartar ou não. Nesse caso ele deve anunciar “Bati” e terminou o jogo. Entretanto, há dois bates para cada dupla. Na primeira vez, ele simplesmente pega as 11 cartas do “morto” que foram separadas no inicio e o jogo continua. Entretanto, se ele ou seu parceiro já pegaram o “morto” anteriormente, o jogo acaba, mesmo que haja outro morto ainda na mesa, pois cada dupla só pode pegar um “morto”. A dupla que não conseguir pegar o “morto” tem que pagar 100 pontos.

Baixar

Para valer pontos, as cartas devem ser baixadas, isto é, são colocadas sobre a mesa, com a face para cima, e devem ser baixadas em grupos de tres, formando um jogo, isto é uma sequencia. Após um jogo iniciado (com 3 cartas), pode-se então acrescentar mais cartas, de uma em uma ou mais. Se a sequencia atingir sete cartas, torna-se uma canastra. Pode-se usar curingas, para substituir as cartas que estiverem faltando, mas no maximo um curinga por canastra.

Fonte: Wikipédia (Licensa)